logotipo
logotipo

Notícias DONMARIO

VOLTAR

Caminho Produtivo: Condições do Solo | Por Carlos Pattis

 

Para o plantio de soja, o solo deve apresentar boa estrutura, com drenagem adequada, boa capacidade de retenção de água e de nutrientes disponíveis às plantas.

Alguns solos com tipo de argila expansiva (tipo montmorilonita) podem apresentar forte agregação, prejudicando as condições de permeabilidade e a livre penetração do sistema radicular, e devem também ser evitados.

Umidade e temperatura do solo

Quando o plantio ocorre com o solo seco, a semente não tem água suficiente para realizar o processo de germinação e emergência. No entanto, esta é uma prática muito utilizada quando se tem boas previsões de chuvas nos dias que sucedem o plantio. Para que esta prática tenha sucesso, é necessário um volume de chuva suficiente para germinação e emergência. Caso este volume não seja atingido, ocorre o processo de germinação, mas não há água suficiente para que ocorra uma boa emergência das plântulas, ocasionando uma lavoura com baixo stand de plantas. Em caso de semeadura nessas condições, o tratamento de sementes com fungicidas pode prolongar a capacidade de germinação das mesmas, até que ocorra condição favorável de umidade no solo.

Já o excesso de chuva nessa situação pode ser prejudicial também, pois pode ocorrer o selamento do sulco de plantio, o que também vai dar origem a uma lavoura com muitas falhas. O plantio com umidade muito alta no solo além de ocasionar uma compactação maior pelo trânsito de máquinas, também vai fazer com que a semeadora não trabalhe de maneira correta, de modo que não ocorra uma boa cobertura da semente e estas não sejam distribuídas em uma profundidade uniforme. Além disso, pode causar um espelhamento do sulco de plantio, o que vai propiciar um pior ambiente para desenvolvimento das raízes devido a pior drenagem e compactação e favorecer o ataque de fungos patogênicos.

Temperatura

A temperatura média do solo, adequada para semeadura da soja, vai de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a ideal para uma emergência rápida e uniforme. Semeadura em solo com temperatura média inferior a 18ºC pode resultar em drástica redução nos índices de germinação e de emergência, além de tornar mais lento esse processo. Isso pode ocorrer em semeaduras anteriores à época indicada em cada região. Temperaturas acima de 40ºC, também, podem ser prejudiciais.

Fonte: Equipe DONMARIO MAS e dados Agrolink