logotipo
logotipo

Notícias DONMARIO

VOLTAR

Caminho Produtivo: Sementes de Qualidade | Por Carlos Pattis

Parte Superior – ex.: Sementes de Alto Vigor | Parte Inferior – ex.: Sementes de Baixo Vigor

Conhecer o vigor do lote de semente no momento do plantio é de extrema importância para o agricultor que busca atingir o máximo potencial de rendimento, pois quanto mais alto o vigor, maior será a capacidade de a planta suportar uma situação de stress no período inicial de desenvolvimento da lavoura, tornando muito mais fácil atingir as populações desejadas e a manutenção da mesma. Os parâmetros mais comuns utilizados para determinar a qualidade fisiológica de um lote de semente são: germinação (que representa o percentual das sementes com capacidade de originar uma planta normal sob condições ambientais favoráveis) e vigor (que expressa a capacidade das sementes de originar uma planta normal sob condições ambientais desfavoráveis).

Além disso, o comprometimento do vigor reflete diretamente no aumento do custo de implantação, pois para se atingir uma população ideal de plantas, haverá maior gasto com sementes de baixa qualidade. Esse aumento no custo da semente pode chegar a mais de 1% para cada ponto de vigor comprometido. (Leia mais sobre qualidade de sementes)

Essa melhor implantação com o uso de sementes de alto vigor também se reflete em produtividade. Vários trabalhos mostram que cada ponto de vigor pode incrementar significativamente o rendimento.

Tratamento de sementes: produtos que protegem a semente do ataque de pragas e patógenos têm fundamental importância para garantir um bom estabelecimento inicial das lavouras, portanto é uma prática que deve ser utilizada pelos agricultores que buscam uma boa implantação de suas lavouras.

infografico_web-01